fbpx

Dicas para pais, mães e cuidadores. Juntos para uma paternidade saudável em casa.

#PotencialParaTransformar

A “birra”, o “não”, especialmente entre 2 e 4 anos, é um exercício para testar os limites e a interação com os pais e faz parte do desenvolvimento infantil. Mas é difícil controlar  a paciência, como pai ou cuidador, quando as crianças de repente choram ou exigem algo, demonstando raiva.

Se a criança não sabe quais são as regras de convivência, ela também não saberá como se comportar e a qualquer ação que tiver a reação negativa do adulto, poderá se opor e criar tensões, justamente porque não entende o “não”. Fazer combinados ajuda a estabelecer limites.  

Limites e combinados 
Os combinados ajudam a criança a cooperar com a dinâmica da família, que deve ser exemplo e referência para ela. 

O adulto pode definir um combinado com a criança sobre determinado aspecto que, geralmente, cria tensão entre eles. Por exemplo, quando assistir à TV.  Esse combinado precisa ser compartilhado e explicado para os outros adultos que cuidam da criança, para que entendam por que esse limite é importante e como ajudar a criança a respeitá-lo. 

A criança está irritada. O que fazer?

O adulto não deve perder a paciência. Se perder, precisa respirar fundo e pedir desculpas para iniciar um diálogo e acalmar a criança. As desculpas também educam.

Os pais e cuidadores precisam detectar a causa da situação. Você pode gerar uma conversa com seu filho ou filha, perguntando-lhe:

«O que você sente – frustração, raiva, medo, cansaço, sonolência, fome…». 

Para a criança, essas sensações são intensas e ela não sabe, ainda, lidar com elas. Por isso reage se defendendo do que está sentindo, como se dissesse: “Estou com raiva e preciso de ajuda”.

É importante observar a saúde emocional dos pais e das relações familiares, porque a criança é um reflexo de tudo isso. 

De onde veio esta dica para os pais?

Por meio do Programa Crescer Aprendendo, 100 famílias com crianças de 0 a 6 anos foram acompanhadas durante a pandemia, por meio de plataforma digital, graças a parceria entre United Way Brasil e Fundação FEMSA. Elas receberam conteúdos sobre primeira infância e apoio de uma psicóloga para que pudessem  construir ambientes saudáveis para o crescimento de seus filhos e suas filhas.